2024

Dia Mundial do Livro

Inscrição nos eventos e formação promovidos pela Bibliotecas IPS

fevereiro

Clube de Leitura com a presença da autora Ana Boléo e apresentação de Ana Maria Pessoa

Título: "A Fantástica Casa Amarela"
Data: 28 fevereiro | das 13:00h às 14:00h | periodicidade mensal | Local: Biblioteca ESE | entrada livre
O Clube de Leitura é uma iniciativa das Bibliotecas IPS,  tendo uma periodicidade mensal, com início às 13h e a duração de cerca de 1h. O Clube de Leitura é direcionado para quem goste de ler, aberto a estudantes, trabalhadores docentes e não docentes, um espaço de fruição e partilha de experiências de leitura lúdica. Participe!
Veja o cartaz

Exposição Bibliográfica

Título: "Estudos da Imagem em Movimento em Portugal"
Data: 21 fevereiro a 21 de março 2024 | Local: Biblioteca da ESE/IPS
SinopseOs Estudos da Imagem em Movimento têm desde há várias décadas um percurso expressivo a nível internacional, traduzido num conjunto amplo de autores e de obras de referência e em múltiplas propostas de abordagem. Em Portugal, o trabalho neste domínio com um carácter sistemático e diversificado é mais recente, podendo situar-se a sua génese em 2011, data do I Congresso da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM). Por essa altura, a reunião e diálogo entre investigadores, académicos e técnicos desta área do conhecimento potenciou uma dinâmica autoral renovada e a criação mais recorrente de novas obras abrangentes ou especializadas e que privilegiam diferentes tratamentos ou temáticas, variando também as suas perspetivas ou propósitos. 
Nas licenciaturas da ESE/IPS, em particular na de Comunicação Social em que este domínio também se inscreve, mas de uma forma geral em todas as outras, a área científica tem sido trabalhada com base nos mais recentes contributos e, com particular enfoque, no que tem vindo a ser elaborado no âmbito da rica e complexa produção nacional. 
Nesta mostra, pretende-se destacar obras de autores nacionais clássicas e de referência, como as da autoria de João Benárd da Costa ou de Lauro António, grandes divulgadores do cinema, ou organizadas por instituições fundamentais da área, como a Cinemateca Portuguesa, e, simultaneamente, as obras mais recentes antes mencionadas como pertencendo à nova geração que com a sua investigação e publicações tem arvorado um novo território para os Estudos da Imagem em Movimento em Portugal e onde se incluem autores que integram o corpo docente desta Instituição de Ensino Superior.
Marta Pinho Alves | Professora ESE-IPS, investigadora de Imagem em Movimento, Presidente da Direção da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM).

janeiro

Clube de Leitura  

Título: Partilha de leituras
Data: 24 janeiro | das 13:00h às 14:00h | periodicidade mensal | Local: Biblioteca ESTBarreiro | entrada livre
O Clube de Leitura é uma iniciativa das Bibliotecas IPS,  tendo uma periodicidade mensal, com início às 13h e a duração de cerca de 1h. O Clube de Leitura é direcionado para quem goste de ler, aberto a estudantes, trabalhadores docentes e não docentes, um espaço de fruição e partilha de experiências de leitura lúdica. Participe!

Exposição Bibliográfica

Título: "Literatura infantil portuguesa"
Data: 04 dezembro 2023 a 31 de janeiro 2024 | Local: Biblioteca da ESE/IPS
SinopseNa segunda metade do séc. XIX e principalmente no séc. XX, a criança e a educação passaram, nos países civilizados, a constituir valores primordiais da Humanidade. Em Portugal, a primeira República anuncia o que apenas com o 25 de Abril será uma realidade.
Nos nossos dias, a literatura para a infância e para a juventude exige um olhar mais atento por parte dos pais, educadores e pedagogos, pela influência profunda que exerce sobre a formação e o futuro da criança. A literatura infantil tem o poder de despertar a imaginação, a fantasia e o prazer. Influencia a representação do mundo, a construção de sistemas de valores e crenças, a conquista de universos simbólicos pertinentes, significantes e significativos. A criança, ao ler, explora todas as potencialidades da sua língua e da sua cultura e torna-se dessa forma menos manipulável, mais livre, mais consciente e mais pessoa.

Luciano Pereira | Professor Coordenador/Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem/ESE/IPS .

Exposição de Kimkiduk

Título: "Release your Inner Monsters"
Data: 15 de novembro 2023 a 31 de janeiro 2024 | Local: Biblioteca ESTBarreiro/IPS
Sinopse: O artista Pipo Kimkiduk começou a desenhar-se ainda nos tempos do infantário, quando, a fazer horas para a entrada, sentado num café vizinho, totalmente absorto, ia enchendo guardanapos com minúsculos traços, representando pequenos monstros que sempre povoaram a sua imaginação. E que, afinal, com o tempo, apenas foram aumentando de tamanho...